“Você, leitor ou leitora, já cogitou abrir uma empresa? Quem sabe até já não esteja no mercado, trabalhando com empenho para se sobressair diante da concorrência. Em qualquer caso, é bom ter em mente que o sucesso empresarial depende de muito mais que uma boa ideia inicial sobre um produto ou serviço. As empresas que se firmam no mercado são as que se planejam, se qualificam e têm capacidade de inovar.
Continua depois da publicidade
Inovação é a nova agenda do século 21 e o grande diferencial para sobreviver no mercado. Por isso, estabelecemos como meta, no Sebrae, aplicar no mínimo 20% do orçamento nacional para incentivar a cultura inovadora nos pequenos negócios.
De 2014 a 2017, o Sebrae investirá R$ 1 bilhão nessa missão, por meio de projetos e programas como o Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o apoio a incubadoras e parcerias. O número de empresas atendidas pelo Sebrae com soluções de inovação passou de pouco mais de 40 mil, em 2010, para 145 mil, em 2013.
O setor produtivo de Santa Catarina está muito relacionado a processos inovadores. Apenas no segmento de Tecnologia da Informação tem cerca de 1,8 mil empresas, que somam um faturamento anual de R$ 2,5 bilhões. O Estado possui 10 incubadoras, com 198 empresas incubadas e 265 graduadas, ou seja, autônomas no mercado.
É prioridade para o Sebrae fortalecer esse ambiente em SC. Exemplo desse compromisso é o número de atendimentos no Sebraetec. Nos últimos três anos, atendemos mais de 26 mil empresas catarinenses por esse programa.
Continua depois da publicidade
Nosso mercado interno, aquecido pelo ingresso recente de 40 milhões de pessoas na classe média, é um ambiente legal, favorável para a criação de muitas oportunidades de negócio. Porém, só será beneficiado nesse contexto quem estiver dando o devido valor à inovação.“