Quem sonha seguir o caminho do empreendedorismo em Santa Catarina terá muitas oportunidades pela frente. O Estado é a sexta maior economia brasileira, impulsionada por uma agricultura expressiva e um poderoso e diversificado parque industrial. Todos que desejam abrir uma empresa, ou já iniciaram o negócio, naturalmente querem participação crescente no mercado. Como conseguir isso?
Continua depois da publicidade
A resposta passa, fundamentalmente, pela questão da concorrência. A globalização da economia trouxe para pequenas empresas locais a disputa com negócios de todo o Brasil e mesmo de outros países. Para consumir em outros Estados ou no exterior, o consumidor nem precisa viajar. O comércio eletrônico abre espaço para um enorme número de concorrentes.
Para ajudar os empreendedores em relação à concorrência, o Sebrae iniciou, em agosto deste ano, o primeiro Programa Estadual de Acesso a Mercado. O objetivo é capacitar e viabilizar que micro e pequenas empresas de todas as regiões catarinenses comercializem seus produtos e serviços nos planos estadual e nacional por meio de eventos de negócios promovidos pelo Sebrae.
Isso será alcançado com uma maior preparação das empresas. Elas precisam estar atentas às dinâmicas do mercado, ter menores custos, qualidade, capacidade de inovar e surpreender positivamente o consumidor. Existem muitas oportunidades de consumo na nova classe média, reforçada pelo aumento da renda. O Sebrae está preparado para ajudar o empresário a se firmar no mercado e a aumentar sua carteira de clientes.
Nesse processo, todos ganham. A empresa que cresce precisa contratar mais, impactando no aumento da renda e estimulando o consumo local. Esse círculo virtuoso viabiliza a abertura de mais negócios e reforça a arrecadação local, contribuindo para o retorno de mais e melhores serviços para a população de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade