Com um jornal interno do diretório do Partido dos Trabalhadores embaixo do braço, o atual presidente da legenda em Santa Catarina, José Fritsch, não esconde quem tem seu apoio para as eleições da presidência do PT, agendadas para o dia 10 de novembro. Paulo Eccel, prefeito de Brusque, é o seu candidato. E o rosto estapado na publicação que carregava antes de conceder entrevista para o Conversa Política.

Continua depois da publicidade

São cinco candidatos na disputa: Claudio Vignatti, Renê Munaro, Francisco Lessa e Luciano Boico, além de Paulo Eccel. Mas o próprio presidente do partido admite que a eleição está polarizada entre o prefeito de Brusque e Vignatti, ex-deputado federal que concorreu ao Senado em 2010.

Para Fritsch, a principal diferença seria Eccel ter mais disposição ao diálogo e um apoio mais estadualizado de integrantes do PT. Já o ex-deputado teria um perfil de apoio mais local, o Oeste catarinense, sua base eleitoral.

Mas especula-se que a divisão está mais entre ter opções abertas para 2014 ou já escolher quem será o candidato. Vignatti quer viabilizar sua candidatura ao governo do Estado e a presidência do partido ajudaria o projeto. Enquanto a eleição de Eccel abriria uma opção maior de nomes para a disputa – como o do deputado federal Décio Lima – e até para compor com outros partidos.

Continua depois da publicidade