O presidente iemenita, Ali Abddulah Saleh, assinou nesta quarta-feira em Riad um acordo de transferência de poder em uma cerimônia acompanhada pelo rei da Arábia Saudita, Abdullah Ben Abdel Aziz. Saleh se recusava desde abril a assinar o plano das monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) para resolver a crise do país.

Continua depois da publicidade

Uma transmissão ao vivo feita pela TV estatal saudita mostrou Saleh ao assinar o acordo no palácio real de Riad, assistido por membros da oposição iemenita, assim como pelo rei Abdullah e chanceleres do Golfo. Representantes do partido governista e da oposição no Iêmen também assinaram o documento que tem como objetivo acabar com 10 meses de violência no país.

Pelo acordo, que Saleh hesitou em assinar por meses apesar da intensa pressão doméstica e internacional, o líder há 33 anos no poder entrega seus poderes ao vice-presidente Abdrabuh Mansur Hadi, em troca de imunidade para ele e sua família, permencendo por 90 dias como presidente honorário.

– Hoje, uma nova página da nossa história se inicia – disse o rei saudita às delegações iemenitas presentes durante a assinatura do acordo.

Continua depois da publicidade