Em um mundo no qual novas e variadas formas de distribuição da informação vão coexistir, ganham cada vez mais importância a qualidade do jornalismo e a confiança do público no produto oferecido. A análise é do presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, que recebeu hoje o prêmio de Personalidade da Comunicação, concedido pelo 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizado em São Paulo.
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A homenagem foi motivada pela trajetória de Sirotsky à frente do Grupo RBS e de entidades do setor de comunicação, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), onde se destacou pela defesa da liberdade de imprensa e pelo desenvolvimento da indústria de mídia.
O prêmio foi entregue pelo governador de São Paulo, José Serra. Também estiveram presentes ao evento, promovido pela Mega Brasil Comunicação, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter e Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, entre outros.
– Entendo que a discussão que temos de levantar não é se o jornalismo e os atuais meios de comunicação vão continuar existindo, mas sim o que estamos fazendo para garantir aos nossos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas a credibilidade, a transparência, a pluralidade, a ética, a prestação de serviço que eles precisam, merecem e têm direito – disse Sirotsky.
Para a execução de um jornalismo de qualidade, é indispensável a garantia da liberdade de imprensa, ressaltou o presidente do grupo RBS. A decisão tomada em abril pelo Supremo Tribunal Federal de revogar a Lei de Imprensa, datada de 1967, foi saudada como um avanço nesse sentido, embora ainda haja necessidade de regulamentação do direito de resposta.
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Sirotsky defendeu a adoção de critérios baseados na coerência e no bom senso para casos de danos moral, evitando indenizações que levem ao enriquecimento sem causa e que comprometam a sobrevivência das empresas jornalísticas.