Um talk show com o jornalista da Rede Globo, Marcelo Canellas, foi o formato escolhido pelo presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, para falar sobre inovação e transformação.
Continua depois da publicidade
Na visão do executivo, o processo passa pela capacidade de se construir uma cultura empresarial na qual as pessoas sentem paixão pelo que fazem, estão alinhadas a um propósito claro e comprometidas com o crescimento. E tenham, também, senso crítico para questionar permanentemente tudo o que se faz.
Empresas como Google e Apple, aliaram paixão à intuição e, desta forma, construíram uma personalidade especial, na visão de Eduardo.
Para ele, as lideranças devem garantir espaço para inovação, aceitar o erro como parte do processo e usar o fracasso como aprendizado. O problema, afirma Eduardo, é quando não há um exercício posterior para chegar ao entendimento dos motivos e quando se repete o erro, uma vez que a empresa estará perpetuando a cultura da falha.
Sobre os negócios de comunicação, o executivo destacou o processo de transformação em virtude das mudanças de hábito do consumidor e do avanço tecnológico.
Continua depois da publicidade
– É preciso ler os desejos do consumidor, estar sempre conectado e produzir na direção que o mercado aponta, não podemos obrigá-lo a consumir o que fazemos. Não podemos ser contrários ao avanço tecnológico.