Ao olharmos para o passado, e não precisamos ir muito longe, voltando a 2003, podemos ver como o turismo na Grande Florianópolis deu um grande salto nestes 10 anos. Grande parte por atuação do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, atualmente chamado de Floripa Convention, entidade sem fins lucrativos que reúne empresários do trade e investe em trabalho para impulsionar e incrementar o setor.

Continua depois da publicidade

Há uma década, a ser comemorada no próximo dia 3 de dezembro em uma festa entre associados e convidados, o Floripa Convention vem desenvolvendo um trabalho em prol do turismo de eventos, buscando driblar a sazonalidade do turismo, estimulando a captação de eventos para o ano todo. Com todo um trabalho integrado e bem desenvolvido, Florianópolis passou a ocupar o posto entre as 10 cidades brasileiras que mais receberam eventos internacionais nos últimos anos segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções.

Podemos dizer que hoje o turismo é uma indústria sem chaminé e que, junto com a tecnologia, está entre as grandes pontas econômicas da cidade. Porém, estamos em 2013 e precisamos traçar 2023, e os desafios são muitos. São muitos os gargalos do turismo, a começar pela infraestrutura. A capacitação profissional é outro ponto, pois o capital humano é nosso maior cartão de visitas.

O enfrentamento da sazonalidade será sempre uma bandeira. É inadmissível que hotéis, em grandes balneários, fechem as portas após o verão. São desafios da nossa profissionalização e que com certeza continuaremos na empreitada. Estamos apenas no início do trabalho, mas já somos gigantes. Quando chegarmos a 2023, já teremos atingido a maioridade e esperamos lá brindar a um trabalho ainda mais eficiente.

Continua depois da publicidade