A atitude parece inocente e sem perigo: pedir conselhos de amigos e familiares na hora de tomar medicamentos ou então ingerir qualquer um que prometa o alívio imediato de alguns sintomas. Se você se identificou com essa situação, cuidado. O uso incorreto de medicamentos pode agravar uma doença, causar reações alérgicas e dependência, aumentar a resistência aos antimicrobianos e até mesmo levar à morte. No Brasil, os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação, ficando atrás apenas dos acidentes com animais peçonhentos.

Continua depois da publicidade

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que metade dos medicamentos tem sido prescrita, dispensada ou utilizada de forma inadequada. É importante lembrar que todo medicamento oferece risco em alguma medida, dependendo do usuário e de sua situação. Mesmo aqueles isentos de prescrição médica podem apresentar efeitos colaterais e interações. Para evitar esses transtornos, a melhor saída – e também a mais responsável – é orientar-se com um profissional farmacêutico.

Para conscientizar a população, o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC) realiza a ação Farmacêutico Presente. Na Praça XV de Novembro, em Florianópolis, das 10h às 18h, farmacêuticos voluntários orientam sobre os riscos da automedicação, tirar dúvidas e oferecer gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial e aferição de glicemia.

O CRF-SC também inicia a campanha Minha Vida não tem Preço. Eu Exijo Farmacêutico, conclamando a população a procurar por este profissional nas farmácias públicas e privadas e a se conscientizar de que farmácia não é um simples comércio. Participe, cuide de sua saúde de maneira responsável.

Continua depois da publicidade