O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, informou que a partir de amanhã, durante a Sessão da entidade, em Sochi, iniciará o debate para mudanças nas regras de inclusão de um esporte no programa dos Jogos, sejam de Verão ou de Inverno. O principal objetivo do dirigente é o de flexibilizar a norma dos “sete anos”, período mínimo que um esporte cumpre antes de entrar ou retornar ao evento.
Continua depois da publicidade
– Não quero mudar a regra, mas flexibilizá-la. Até porque, ela pode ser útil para colocarmos um esporte completamente novo. Mas uma modalidade ou disciplina onde todas as normas técnicas são cumpridas, o COI quer, a Federação também e o comitê organizador concorda, por que não? – indagou Bach.
De acordo com o presidente do COI, essa possibilidade de inclusão de uma disputa com pouco tempo de início para uma edição dos Jogos ocorreu com a Olimpíada de Verão da Juventude de Nanjin, que começam em agosto. As disputas do skate, por exemplo, foram aceitas em dezembro do ano passado.
A discussão pode afetar diretamente os Jogos Olímpicos Rio-2016. Nesta terça-feira, Bach disse que os debates sobre a inclusão de disciplinas, como o basquete 3×3, o judô por equipes, o revezamento misto de triatlo, além do retorno da classe star de vela, permanecem inalterados. E voltou a não descartar a hipótese de inseri-las na competição.
Sobre as mudanças, o presidente do COI também afirmou que até a Carta Olímpica, que rege a entidade, pode ser alterada. Bach ressaltou que, se necessário, o documento terá de se adequar aos novos tempos e ainda destacou que seu programa de governo, divulgado antes de ser eleito em setembro, previa uma série de mudanças na entidade.
Continua depois da publicidade
Os debates na Sessão do COI terminarão somente na sexta-feira. O discurso de abertura do evento será feito pelo secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
Os Jogos de Inverno de Sochi começam na quinta-feira, mas oficialmente o início será na sexta-feira, com a realização da Cerimônia de Abertura. A competição termina no dia 23 de fevereiro.