O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, saiu em defesa dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 nesta terça, dia 24, afirmando ter absoluta confiança de que tudo estará pronto a tempo para receber os atletas de todo o mundo. Os prazos para o término das obras nos locais das provas estão muito apertados devido a atrasos prévios nas construções, e Rogge disse estar ciente de que algumas pessoas duvidam que Atenas estará preparada para o início dos Jogos.
Continua depois da publicidade
– Quero dizer categoricamente que o COI tem confiança absoluta no esforço grego – afirmou o dirigente, durante abertura de um encontro de comitês olímpicos nacionais.
A preocupação extra com segurança devido aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos foi apontada por Rogge como uma das razões para o atraso do cronograma. A Grécia investirá 650 milhões de euros em segurança durante os Jogos e mobilizará cerca de 40 mil policiais, além dos militares.
A principal preocupação da organização da Olimpíada é concluir o teto de vidro e aço do estádio principal do evento. Outros projetos que estão atrasados são o novo sistema de metrô, incluindo 32 quilômetros de linhas que ligarão a cidade aos subúrbios e também ao novo aeroporto da capital grega, e o sistema de transporte que ligará o centro de Atenas ao mar.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade