O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, encerrou oficialmente neste domingo os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, que chamou de “Jogos de novos horizontes”.

Continua depois da publicidade

“A tecnologia digital permitiu a um maior número de países assistir os esportes de inverno de múltiplos modos (…). Como consequência, posso afirmar sinceramente: os Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018 são os Jogos de novos horizontes”, disse Bach antes de declarar “encerrados” os Jogos, como é tradição.

Os Jogos de Pyeongchang-2018, batizados como “os Jogos da Paz”, que começaram em 9 de fevereiro, foram o cenário de uma aproximação espetacular entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, que oficialmente estão em guerra desde 1953.

Na área reservada às autoridades durante a cerimônia de encerramento, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in apertou a mão do general norte-coreano Kim Yong Chol, considerado um “criminoso de guerra” pela oposição sul-coreana.

Continua depois da publicidade

Uma fileira à frente, Ivanka Trump, filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou o presidente do COI.

Com mais de 2.900 atletas, 102 títulos olímpicos foram disputados em 16 dias de competição. A próxima Olimpíada de Inverno será disputada em Pequim em 2022.

* AFP