O presidente do Chile, Sebastián Piñera, celebrou nesta segunda-feira a vitória da seleção de seu país por 1 a 0 sobre a Suíça na Copa, mas admitiu que no início foi uma partida difícil e que o gol de Mark González possibilitou a abertura da defesa dos suíços.

Continua depois da publicidade

– Foi um jogo difícil (…) até que Mark González abriu o ferrolho e parou o relógio – disse o presidente à imprensa, após assistir à partida em uma tenda de circo no porto de Constituición (300 km a sul de Santiago), uma das zonas do país mais atingidas pelo terremoto e tsunami de fevereiro.

O meio-campo Mark González marcou de cabeça aos 75 minutos, fazendo o gol da vitória do Chile. Diversas autoridades chilenas que observaram a partida em um telão de 40 metros instalado na parte exterior do Palácio Presidencial de La Moneda também somaram-se às comemorações.

– Isto demonstra quanto pesam os chilenos – expressou o ministro da Cultura, Álvaro Cruz Coke.

– Celebremos com calma e tranquilidade que isto termina apenas na sexta-feira – quando o Chile enfrentar a Espanha, manifestou o subsecretário de Interior, Rodrigo Ubilla.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, a ministra do Trabalho, Camila Merino, incentivou as empresas a “buscar fórmulas para que os trabalhadores possam ver as partidas de Chile de seus escritórios”.

O Chile chega otimista para seu encontro com a Espanha na próxima sexta-feira, na última partida do Grupo H na primeira fase da competição. O time dirigido por Marcelo Bielsa soma duas vitórias por 1 a 0 na Copa, contra Honduras e Suíça.