O presidente do Avaí, Francisco Battistotti, que também ocupa o cargo na Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Clubes de Futebol. Recém-criada, a entidade é formada, neste momento, por 23 agremiações – cinco clubes da Série A, 15 da Série B e três da Série C.
Continua depois da publicidade
> Avaí e Figueirense fazem clássico na Ressacada pelo Catarinense 2021
> Avaí e Figueirense podem se enfrentar na segunda fase da Copa do Brasil 2021
A assembleia online ocorreu na noite desta terça-feira (2). Batistotti foi eleito por unanimidade. Como vice-presidente, o escolhido foi Edno Melo, presidente do Náutico. A nova associação pretende dar aos times que possuem pouco poder de negociação de forma individual a terem mais força coletivamente.
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Continua depois da publicidade
– Eu vou lutar pelo futebol brasileiro, e tratar com dirigentes de clubes. Acredito que temos que começar a mexer na Lei Pelé, a discutir sobre clube-empresa e sobre a medida do direto de transmissão para o clube mandante (a MP 984) – declarou Battistotti, em presença recente no Debate Diário.
> Ouça o Debate Diário com o presidente do Avaí, Francisco Batistotti
Nos anos 2000, outro presidente do Avaí, João Nilson Zunino, assumiu o comando da Futebol Brasil Associados (FBA), uma entidade que ele ajudou a criar para cuidar dos interesses comerciais das equipes que entrariam na disputa da Série B. Porém, a associação deixou de existir em 2009. Zunino morreu em 2014, aos 68 anos.