“Ao completar neste dia 2 de julho 43 anos de existência, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) tem motivos de sobra para comemorar. Ao longo de sua trajetória, a empresa superou desafios para garantir o abastecimento de água potável, tendo implantado uma rede com mais de 16 mil quilômetros que atende 2,63 milhões de catarinenses. Agora avança na pavimentação de outro importante caminho: a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário.
Continua depois da publicidade
A meta é ampliar os investimentos visando em 2032 uma cobertura da ordem de 95%. É um plano ousado, mas sustentável e que procura equilibrar as metas dos planos de saneamento dos municípios atendidos e a capacidade de investimentos da companhia. Para 2012-2017, a Casan já tem assegurados cerca de R$ 1,7 bilhão para investimentos, contando com o apoio do Estado, da União e financiamentos nacionais e internacionais, além de aportar uma parcela significativa de recursos próprios na forma de contrapartida.
Para garantir o cumprimento das metas, foi adotada uma agenda de gestão estratégica que tem seus objetivos orientados para a sustentabilidade empresarial e a satisfação de usuários e consumidores, com eficiente prestação dos serviços. Enfrentar os novos desafios impostos pelo marco regulatório do setor exige uma gestão moderna, profissionalismo, novas tecnologias, e acima de tudo, ações planejadas e articuladas em parceria com os diversos agentes da cadeia do saneamento, que envolve poder concedente-munícipios, operadores, reguladores, além dos representantes diretos da sociedade, motivo e foco principal dos serviços de saneamento. A Casan está preparada para os novos desafios e reitera o compromisso de promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.“