A presidente Dilma Rousseff recebeu lideranças indígenas nesta quarta-feira para discutir o atendimento à saúde dos grupos e o acompanhamento nas demarcações de terras.

Continua depois da publicidade

Dentre os participantes de diversas etinias, estava a cacique guarani Eunice Antunes, da aldeia do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Líder da aldeia que tem cerca de 200 índios, ela aguarda há mais de dez anos pela demarcação da área pela Funai, que está em análise das benfeitorias para indenizar as 69 famílias de não-índios que residem no local.

Da presidente Dilma Rousseff, a cacique e as outras lideranças ouviram que vai ser criada uma mesa de negociação permanente para debater e aperfeiçoar as políticas públicas para essas populações. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a reunião foi extremamente produtiva e que a indicação da presidenta é de que os índios sejam sempre ouvidos.

– Essa mesa, segundo o acertado, se reunirá no começo de agosto, justamente para que nós possamos aprofundar as questões e identificarmos onde existem as convergências e onde podem ser obtidas – resumiu o ministro.

Continua depois da publicidade