Um dos anúncios da presidente Dilma Rousseff em visita a Florianópolis nesta sexta-feira deve ser a liberação de R$ 412 milhões para obras de mobilidade e corredores exclusivos de ônibus na Capital. Conforme o secretário Municipal de Obras, Domingos Zancanaro, aproximadamente metade dos recursos virão a fundo perdido e o restante por meio de liberação de financiamentos via Caixa Econômica Federal.

Continua depois da publicidade

Ao vivo: acompanhe a visita de Dilma a Florianópolis

Segundo a prefeitura, serão cerca de 80 obras na Ilha e no Continente. Entre os projetos contemplados estão a construção do corredor exclusivo para ônibus (BRT) da Via Expressa Sul até o Terminal do Rio Tavares e da avenida da Saudade até o trevo de Canasvieiras (com construção de duas novas pistas na SC-401), duplicação da Rodovia Admar Gonzaga até o Morro da Lagoa. No Continente, serão formados vários binários e outras melhorias no sistema viário.

Há também a inclusão de melhorias nas cabeceiras da Ponte Hercílio Luz que, após as obras de restauração, será usada exclusivamente pelo transporte coletivo e por pedestres. A maioria das obras está ainda em fase de projetos, que devem ser concluídos para a assinatura dos contratos. As que dependem de financiamentos, precisam ser aprovadas pelo Tesouro Nacional e pela Caixa Econômica Federal, que vão analisar a capacidade de endividamento do município.

De acordo com o secretário Domingos Zancanaro, a expectativa é obter em até 90 dias as primeiras autorizações para iniciar o processo de licitação das obras.

Continua depois da publicidade

Segunda visita à Florianópolis

A presidente Dilma Rousseff (PT) vem pela segunda vez à Florianópolis desde que assumiu o mandato. Ela visitaria três municípios, mas a agenda foi reduzida por causa da previsão de chuva.

:: Atividades da presidente no Centrosul, em Florianópolis

11h – Presidente libera recursos do PAC- 2 para investimentos em infraestrutura rodoviária, mobilidade urbana e verbas para a compra de equipamentos para unidades de saúde.

13h15min – Dilma participa de formatura de alunos do Pronatec, um dos programas de educação que é bandeira do governo federal.