A capital da Ucrânia, Kiev, corre o risco de ser dominada pelos russos na madrugada deste sábado (26). O presidente do país, Volodymyr Zelensky, espera bombardeios intensos na região nas próximas horas. Na noite desta sexta-feira (25), em pronunciamento gravado, ele fez um apelo: “Não podemos perder a capital”. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— O destino do país será decidido agora. Esta noite será mais difícil do que o dia. Muitas cidades do nosso estado estão sob ataque. Chernihiv, Sumy, Kharkiv, nossos meninos e meninas em Donbass, as cidades do sul, atenção especial a Kiev. Esta noite será a mais difícil. O inimigo vai com tudo. Devemos resistir. A noite será muito difícil, mas o pôr do sol virá — disse. 

As tropas russas chegaram na capital ucraniana nesta sexta-feira. O prefeito determinou estado de defesa, enquanto o governo iniciou uma operação de expulsão. Além disso, a TV ucraniana exibiu à população tutoriais de como montar coquetéis molotov — tipo de arma química incendiária. Essa seria uma forma de deter os invasores russos. Além disso, o governo confirmou a distribuição de 18 mil fuzis para civis.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Terceira Guerra Mundial vai acontecer? Entenda

Depois de anunciar retirada, tropas russas vão continuar na fronteira com Ucrânia

“Quem tentar interferir, a resposta será imediata”, ameaça Putin