O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou ter convidado o seu par brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para visitá-lo em seu país para uma reunião. A declaração foi dada nesta sexta-feira (24), dia em que o conflito com a Rússia completa um ano, e horas depois de o presidente brasileiro ter defendido a formação de um grupo de países não envolvidos na guerra para encaminharem um acordo de paz.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Eu lhe mandei um convite para vir à Ucrânia. Realmente, eu espero me encontrar com ele. Gostaria que ele me ajudasse e me apoiasse com uma plataforma de conversa com a América Latina. Estou realmente interessado nisso — disse em resposta a uma pergunta do jornalista brasileiro Sergio Utsch, correspondente do SBT no país europeu, durante uma coletiva de imprensa.

— Eu aprecio bastante que, em alguns aspectos, o Brasil está apoiando a nossa integridade e soberania. Para nós, é de suma importância, principalmente agora. Estou esperando pelo nosso encontro, porque face a face, olho a olho, vou me fazer entender melhor, a Ucrânia será melhor entendida.

Além de defender a formação de um grupo de países neutros para encaminhar uma negociação de paz, o que é analisado também pela Rússia, Lula já condenou a guerra, mas sem aderir ao regime de sanções imposto por lideranças do Ocidente aos russos.

Continua depois da publicidade

Veja declaração de Zelensky sobre Lula

Entenda também os impactos do conflito em SC

Leia mais

Crianças de SC estão entre vítimas de acidente com imigrantes a caminho dos EUA

Internações por desnutrição em SC têm pior patamar em 3 anos e dão alerta sobre fome