Na noite desta quarta-feira, 2, o Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville ficou cheio para a cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário de Joinvile para o advogado Álvaro Cauduro, 62 anos. O título, que foi proposto pelo vereador Natanael Jordão, é dado a pessoas da cidade "em gratidão aos serviços de relevância, merecedores de reconhecimento público ao município".

Continua depois da publicidade

Cauduro é gaúcho, nascido em Porto Alegre, mas mudou para Joinville em 1980 para trabalhar em uma agência bancária. Mais tarde, assumiu a profissão para a qual havia estudado e tornou-se sócio de um escritório de advocacia. Membro da Sociedade Harmonia Lyra desde que chegou à cidade, ele assumiu a presidência em 2014 e provocou uma grande transformação na entidade, a mais antiga sociedade cultural privada do país.

Fechada na maior parte do tempo para o grande público, o advogado apaixonado pelas artes renovou o espírito cultural da Sociedade Harmonia Lyra ao incentivar a produção de eventos próprios, além de abrir suas portas para mais apresentações. Com isso, criou novas tradições como o Natal na Sacada, o Interlúdio e o Festival de Ópera.

Foi o barítono Douglas Hahn, aliás, que embalou as homenagens na noite desta terça-feira, ao entoar o hino nacional e cantar um trecho da ópera "LA Traviatta" antes da fala de agradecimento do advogado.

— É muito tocante para mim esse momento de concessão de título de cidadão honorário numa cidade que me acolheu há quase 40 anos. Eu faço parte dela e ela faz parte de mim. A verdade é que construí minha vida aqui. Com esse título, passo a ser oficialmente joinvilense, algo que já sou de fato há quase 40 anos — afirmou.

Continua depois da publicidade