Após assumir interinamente a Presidência da República, o presidente do Senado, Renan Calheiros, despacha na tarde desta sexta-feira no Palácio do Planalto. Em um dos compromissos no exercício da função, ele recebeu a visita de senadores, entre eles José Sarney (PMDB-AP), e do governador do Alagoas, Teotonio Vilela (PSDB).

Continua depois da publicidade

Em entrevista pela manhã, Renan disse ter consciência de seu “papel de reserva” no time da presidente Dilma, que, para ele, vem conduzindo o país de forma exemplar:

– Estou feliz, mas tenho exata consciência de que interino é igual a reserva no jogo de futebol, ele esquenta o banco e só entra para valer se o titular estiver impedido. A presidente Dilma está batendo um bolão.

Terceiro na linha sucessória, Renan assumiu o cargo máximo do país no fim da noite de quinta-feira porque a presidente Dilma Rousseff viajou para a Etiópia, o vice-presidente Michel Temer foi para o Equador e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também está fora do país.

Dilma viajou para a Etiópia, onde participarde cerimônia em comemoração ao aniversário da União Africana, e fica fora do Brasil até a noite de domingo. Temer, que está em Quito, capital do Equador, para a posse do presidente reeleito Rafael Correa, retornará ao Brasil no sábado, assumindo a Presidência no lugar de Renan.

Continua depois da publicidade

Em 2006, Renan já havia assumido a Presidência da República interinamente durante uma viagem ao Exterior do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, José Alencar. Na época, ele também era presidente no Senado e o presidente da Câmara, segundo na linha sucessória, também estava fora do país.