Javier Tebas, presidente da La Liga, se posicionou contra a Copa do Mundo de Clubes, em novo formato da Fifa, antes mesmo dos confrontos começarem. Durante evento na Espanha, nesta terça-feira (17), o gestor reafirmou a opinião e disse que seu “objetivo é garantir que não haja mais Copa do Mundo de Clubes”.

Continua depois da publicidade

As declarações do mandatário foram ditas em um evento que celebrava o décimo aniversário da assinatura do Decreto Real, ordem que implementa a distribuição centralizada de direitos audiovisuais na La Liga. Javier disse crer que só há um jeito de melhorar o torneio, que seria eliminando-o.

— Eliminando-o. Meu objetivo é garantir que não haja mais Copa do Mundo de Clubes, isso está muito claro para mim. Não vi nenhum jogo. Bom, assisti um pouco do Chelsea e pareceu um amistoso de verão. Não vi nenhuma intensidade, só uma correria, pelo menos durante os 25 minutos que assisti — disse Javier Tebas.

Confira os estádios do Mundial de Clubes

A nova Copa do Mundo de Clubes

A edição de 2025 da Copa do Mundo de Clubes marca o início de um novo formato da competição da Fifa, que passa a reunir 32 times em sede única, com jogos disputados nos Estados Unidos. Inspirado na Copa do Mundo de seleções, o torneio agora é realizado a cada quatro anos e conta com representantes de todos os continentes, incluindo campeões recentes e equipes classificadas por ranking.

A nova versão do torneio apresenta inovações tecnológicas e uma premiação bilionária, mas também gerou controvérsias no universo do futebol. O presidente explicou que preferia a antiga versão do mundial porque a Copa do Mundo estende ainda mais um calendário já cheio.

Continua depois da publicidade

— Não há datas. Não há necessidade de outra competição que transfira dinheiro para um setor de clubes e jogadores e venha de algum lugar. Não há mais dinheiro aqui. Temos que manter o ecossistema e eliminá-lo. Seguir como era antes — afirmou o gestor.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Times que estão na competição

Entre os participantes estão grandes nomes do futebol mundial na Copa do Mundo de Clubes, como Real Madrid, Bayern de Munique e Manchester City, além de quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

A LaLiga é representada por Real Madrid e Atlético de Madrid na Copa do Mundo de Clubes. O time de Diego Simeone faz parte do Grupo B, perdeu de 4 a 0 para o PSG na primeira rodada e enfrenta o Seattle Sounders na quinta-feira (19). Enquanto Xabi Alonso estreia no comando do Real na quarta-feira (18), contra o Al-Hilal, no primeiro jogo do Grupo H.

Além dos favoritos europeus, clubes da América do Sul, Ásia, África, Oceania e América do Norte buscam surpreender. As partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes acontecem até o fim de junho, classificando os dois primeiros colocados de cada chave para o mata-mata.

Continua depois da publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão