O presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Júnior, pediu desculpas aos clientes e à sociedade nesta terça-feira pelos atrasos e cancelamentos de voos da companhia que foram frequentes durante o final do mês de julho e a primeira semana de agosto. Foi a primeira vez que o executivo comentou as falhas.

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– Não queremos tapar o sol com a peneira, nós pedimos desculpas à sociedade e aos clientes. Em momento algum deixamos de ter a segurança de voo como valor principal – afirmou Constantino, que participou de teleconferência para comentar os resultados financeiros da aérea do segundo trimestre de 2010, quando registrou prejuízo de R$ 51,9 milhões.

De acordo com Constantino, os problemas foram causados em uma falha na instalação do novo software que organiza a escala dos tripulantes, o que provocou a pane.

Resultado

A companhia aérea Gol divulgou ainda na segunda-feira um prejuízo de R$ 51,9 milhões no segundo trimestre deste ano. A empresa havia lucrado mais de 350 milhões de reais no período equivalente em 2009. O primeiro trimestre de 2010 reservou um lucro de R$ 23,9 milhões.

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Segundo balanço da empresa, três fatores contribuem para o resultado: “um trimestre com a menor sazonalidade no setor aéreo em termos de demanda e volume de geração de receita; despesas pontuais de manutenção atreladas ao programa de renovação da frota e apreciação de 1,2% da taxa de câmbio final do dólar em relação ao real entre o segundo e o primeiro trimestre deste ano, que gerou despesas de variação cambial sobre os passivos denominados em moeda estrangeira”.

Na semana passada, a Gol enfrentou atrasos e cancelamentos de voos e a Agência Nacional de Aviação Civil definiu aplicação de multa de R$ 2 milhões para a companhia aérea. No dia 4 de agosto, a Gol pediu desculpas e afirmou que a situação de voos estava normalizada. A Gol reiterou, no comunicado, que o problema decorreu da mudança no sistema que define a escala dos tripulantes, que “infelizmente causou essa situação”, mas que a companhia já estaria implementando as correções necessárias.

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