“Neste mês de outubro a Federação Catarinense de Tênis (FCT) completa 59 anos. Com uma história relevante no meio esportivo e social, a entidade foi fundada em 1954 e presidida pela primeira vez pelo notório e visionário João David Ferreira Lima, que por sua vez foi também o primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, comprovando que o seu engajamento na formação educacional não se limitava às salas de aula. Ferreira Lima vislumbrava o esporte como ferramenta complementar na formação dos cidadãos. E é o que vem acontecendo.
Continua depois da publicidade
Hoje, nas cinco quadras da federação, ocorre o treinamento da equipe UFSC/FCT de tênis em cadeira de rodas, além do projeto de tênis comunitário, que atende a crianças em situação de risco numa parceria conjunta com a Cidade da Criança.
Com um calendário que atinge quase todas as regiões do Estado, promovendo torneios em todas as categorias e idades – inclusive o Circuito Estadual de Tênis em Cadeira de Rodas -, a federação conta com a filiação de 4.163 tenistas registrados, além de 30 clubes e academias. O mais famoso deles, Gustavo Kuerten, tem o registro datado de 1982. Mas é no final de fevereiro que as suas quadras entram no foco mundial através da promoção do torneio WTA – Brasil Tennis Cup, que integra o circuito internacional de tênis feminino, atraindo algumas das principais tenistas do planeta a Santa Catarina.
Neste ano o torneio contou com a atleta que foi a nº 1 do mundo durante muitas temporadas e vencedora de sete Grand Slams, a tenista Venus Willians. A disputa de 22 de fevereiro a 1º de março de 2014 deverá ser ainda mais acirrada, com a premiação aumentando de US$ 235 mil para US$ 250 mil. Com certeza, um belo espetáculo esportivo para os catarinenses acompanharem pessoalmente.“
Continua depois da publicidade