O crédito agrícola é um dos mais democráticos instrumentos para o desenvolvimento rural. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização dos produtos da lavoura e da pecuária. Afinal, além da terra e da mão de obra, o agricultor precisa de dinheiro para poder produzir.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, por determinação do governador do Estado, a Epagri ocupa papel importante na operacionalização do crédito aos beneficiários em vários aspectos. A participação da empresa inicia com a divulgação das linhas de crédito e a concessão de declaração de aptidão aos agricultores familiares e com a elaboração dos planos de crédito, com as propostas de ampliação e diversificação de linhas de financiamento.

A Epagri também presta assistência técnica e extensão rural aos tomadores do crédito, para garantir o bom uso dos recursos, fortalecendo a agricultura e proporcionando aos agricultores e famílias condições para que possam continuar no meio rural com dignidade, liberdade e satisfação, com as opções de trabalho e renda necessárias à prosperidade e ao desenvolvimento.

No que diz respeito ao crédito rural concedido aos agricultores familiares via Pronaf, a participação catarinense é ainda mais significativa. Na última safra, o valor aplicado no Brasil para o segmento foi de R$ 15,9 bilhões, enquanto no Estado foi de R$ 1,96 bilhão, com participação catarinense de 12,3%, a terceira posição entre os Estados, com 67,2% do total dos contratos realizados pelos agricultores.

Continua depois da publicidade

Dentro deste enfoque, com apoio do governo no uso articulado do crédito, da terra e da infraestrutura, a Epagri atua para proporcionar aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e melhoria da renda no espaço rural.