O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta segunda-feira que será operado na quarta para retirar um pequeno tumor maligno da próstata, que foi localizado “muito a tempo”, com probabilidade de cura de 97%.

Continua depois da publicidade

“Concordamos em realizar a cirurgia já nesta quarta-feira”, em Bogotá, disse Santos em entrevista coletiva, reafirmando que trata-se de “um pequeno tumor na próstata”.

Santos, 61 anos, esclareceu que a operação não será realizada com anestesia geral e que, mesmo descansando por alguns dias, seguirá exercendo “a todo momento” suas funções de presidente da República.

“Estou tranquilo por ter detectado este câncer muito a tempo graças à disciplina e aos exames que faço a cada ano. Tenho 97% de probabilidade de me curar”.

“Meus médicos foram muito claros. Esta situação não compromete minha integridade física nem minha saúde no geral. Apenas me recomendaram que após a cirurgia evite viajar por algumas semanas”.

Continua depois da publicidade

Mas Santos confirmou que na próxima segunda-feira irá a Lima para assistir à III Cúpula da América do Sul e dos Países Árabes, regressando a Bogotá na terça.

Na semana passada, Santos participou da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.