Santa Catarina vai respirar vôlei pelas próximas duas semanas. As semifinais e finais da Copa Brasil de Vôlei começam nesta sexta-feira (7) em São José, na Grande Florianópolis. Em Navegantes, acontece até quarta-feira (12), o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Continua depois da publicidade

Em uma entrevista exclusiva, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari, compartilha sua visão sobre o cenário do voleibol no Brasil, com destaque para o papel de Santa Catarina no esporte.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Santa Catarina como polo importante do vôlei

Radamés Lattari ressalta que Santa Catarina tem correspondido às expectativas da CBV, como palco de grandes eventos como a Copa Brasil de Vôlei em São José, que reuniu mais de 10 mil pessoas em 2024.

— A CBV tem tentado levar o voleibol para todos os cantos do país. É óbvio que Santa Catarina tem correspondido às nossas expectativas. Ano passado, realizamos a Copa Brasil, que foi um enorme sucesso na cidade de São José, mas anteriormente também já tinha sido em Jaraguá, em Itajaí e também tivemos grandes sucessos — analisa Radamés.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O dirigente lembra também que os dois eventos (Copa Brasil e Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia) misturam atletas experientes com jovens talentos nas competições.

— A mescla de juventude com experiência é a fórmula que dá certo, em todas as grandes equipes que são formadas, no mundo inteiro. E nós temos a oportunidade de ter essa juventude com experiência espalhada nas oito equipes que estarão participando, as quatro do masculino, e as quatro do feminino.

Na Arena Multiuso em São José, passarão pelas próximas duas semanas, nomes olímpicos do vôlei como Natália, Thaísa, Adenízia e Dani Lins no feminino, e Bruninho, Lucas Bergmann e Darlan no masculino.

Sobre o vôlei de praia, Radamés vê a etapa de Navegantes como importante para o início do ciclo olímpico visando Los Angeles 2028. O presidente da CBV enfatiza a importância de realizar competições no Brasil para que os atletas ganhem experiência e pontuação no ranking internacional. O dirigente também elogiou o crescimento do voleibol catarinense.

Continua depois da publicidade

— Santa Catarina é um Estado que sempre ofereceu diversos talentos para as seleções brasileiras e que disputaram as competições internacionais.

Aproximação com o público jovem

Radamés Lattari também fala sobre o desejo da CBV de aproximar o público jovem do vôlei, mostrando que o esporte vai além das quadras. Em 2024, a entidade promoveu campanhas contra o racismo, preconceito e fake news, além de ações como visitas de alunos de escolas públicas aos eventos e campanhas de coleta de lixo e alimentos.

Para finalizar, o presidente fez um apelo ao público catarinense para que compareça às competições.

— Eu faço um pedido para que o público catarinense compareça em grande número às nossas competições, para que encoraje cada vez mais os organizadores a fazerem um maior número de competições nos próximos anos, para que os pais levem seus filhos a essas competições, para que eles tomem gosto e sejam os próximos atletas a representar o estado, representar o país.

Leia também:

Neymar rebate Jorge Jesus depois de estreia no Santos

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro