Mais do que promover uma competição esportiva, eventos como a Copa Davis servem de inspiração para quem vive – ou não – em meio ao esporte. Essa é avaliação do presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, após Criciúma sediar dois dias de confronto entre Brasil e Barbados na Sociedade Recreativa Mampituba. Os donos da casa levaram a melhor, venceram 3 dos 4 jogos disputados, e o Time Brasil avança para a próxima etapa da competição mundial.

Continua depois da publicidade

Na estreia do capitão Jaime Oncins e do campeão Pan-Americano João Menezes em Copa Davis, Westrupp fez uma avaliação positiva no contexto geral. Além do grande passo que o Brasil deu na competição, ao passar para o Qualifiers, ele também destacou a infraestrutura organizada para sediar o encontro entre os dois países, e o quanto a economia local se beneficiou com a iniciativa.

— Mampituba, Federação Catarinense de Tênis, Confederação, uma equipe engajada, além dos números que isso impacta na cidade e no turismo local e da região. Quando a gente emprega diretamente 200 pessoas, mais 600 trabalhadores indiretamente, com números que chegam na ordem de R$ 1 milhão de giro econômico no trade turístico, é porque um grande evento se concretizou por aqui — avalia Westrupp.

Sobre a escolha de Criciúma para receber os jogos, o presidente explicou que a premissa básica é atender as demandas da comissão técnica. Como o capitão havia solicitado um confronto a nível do mar, em quadra aberta e saibro, esse foi o ponto de partida.

Cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza se mostraram interessadas em realizar a etapa, mas Criciúma viabilizou economicamente o evento e apresentou todas as questões técnicas necessárias, e por isso foi escolhida.

Continua depois da publicidade

— A Copa Davis é a grande vitrine. Toda criança sonha em estar, Thiago Monteio, João Menezes, o próprio Jaime Oncins quando crianças tinham o sonho de estar em uma Davis. Aos que praticam, motiva a se manter na modalidade, e aos que nunca praticaram, tentar iniicar. Essa também é uma responsabilidade de quando se traz um evento a um local onde existe estrutura para desenvolver após o evento. Criciúma e região tem muitas quadras, e com certeza conseguimos inspirar novos praticantes — comentou.

Com duas vitórias no sábado, e uma na sexta-feira, o Time Brasil vence o confronto contra Barbados e avança na Copa Davis. O triunfo coloca os brasileiros no World Qualifiers, a ser disputado no ano que vem. Criciúma sediou as partidas na sede campestre da Sociedade Recreativa Mampituba, e o Time Brasil venceu três dos quatro jogos. A única derrota dos donos da casa foi na primeira partida, quando João Menezes perdeu para o número um de Barbados, Damian King.

RESULTADOS DOS JOGOS

Sexta-feira

Darian King d. João Menezes por 3/6, 6/4 e 6/2

Thiago Monteiro d. Haydn Lewis por 6/2 e 6/2

Sábado

Marcelo Melo/Bruno Soares d. Darian King/Haydn Lewis por 7/6(4) e 7/5

Thiago Monteiro d. Darian King por 6/4 e 7/6 (6)