Pela primeira vez em SC depois de assumir a presidência da BMW no Brasil, Arturo Piñeiro participou do evento que oficializou a vinda da montadora alemã. Antes de sua apresentação, falou com a imprensa na companhia de Gleide Souza, gerente sênior de relações governamentais da BMW. Ao final da cerimônia, viajou para a Alemanha com Gerald Degen, presidente da fábrica brasileira da montadora.

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O que foi decisivo para a vinda da BMW para Santa Catarina?

Arturo Piñeiro – A nossa escolha por SC foi feita levando em conta vários fatores. A decisão de montar uma fábrica nunca é fácil, mas acho que dois fatores pesaram muito. Primeiro, a proatividade do governo do Estado, que nos buscou para instalar a fábrica aqui. Segundo, a gente pode analisar muito a situação (do Estado) e a infraestrutura portuária que SC fornece para nós foi fundamental.

O que falta para as obras em Araquari começarem?

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Piñeiro – As obras estão indo praticamente conforme o planejado. Elas serão iniciadas em um prazo bastante curto. Está tudo planificado para começar antes do final do mês.

A BMW tem todas as licenças necessárias para o início das obras?

Gleide Souza – Estamos no processo (para as licenças) agora. Não

temos todas ainda, mas elas estão saindo nos próximos dias. Todas foram apresentadas, tudo está andando conforme o planejado.

Qual parte da operação da BMW está funcionando no Perini Business Park, em Joinville?

Piñeiro – Começamos as contratações agora e estamos contratando os primeiros em posições gerenciais.

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Gleide – Estamos em processo de contratação de todos os funcionários. A intenção é que a gente valorize a mão de obra local. Então a gente está a procura de gerentes no mercado local também. Temos algumas contratações que foram feitas, algumas pessoas já começaram a trabalhar no Perini Business Park e nós vamos começar a operação no centro de treinamento. Agora, o prédio do centro ficou pronto e os primeiros equipamentos chegarão na próxima semana.

Quantas pessoas foram contratadas à unidade brasileira da BMW?

Piñeiro – Eu não sei o número de pessoas, mas estamos começando pelos Top of Mind, que são para as posições gerenciais.

Gleide – Temos cerca de 25 pessoas e teremos, nas próximas três semanas, um novo round de contratações e entrevistas. No total, teremos nove processos seletivos ao longo do ano e até o final de 2014.

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Quais serão os modelos produzidos na fábrica em Araquari?

Piñeiro – Estamos analisando quais são os modelos que vamos fabricar no Brasil. Na planta, ainda não existe uma decisão final. Agora, também vai depender um pouco da demanda identificada no mercado brasileiro.

Qual o potencial do mercado latino-americano?

Piñeiro – O potencial da BMW nesse mercado é fantástico. Tanto é que decidimos investir e montar uma unidade fabril no Brasil. Com 4 milhões de veículos vendidos, (o país) é o quinto mercado no mundo. O segmento premium está crescendo de uma forma sustentável, e para nós isso é importante. E aí vem a decisão de afirmar nossa posição no mercado brasileiro.

Os veículos produzidos aqui serão exportados?

Piñeiro – Não. Os carros fabricados no Brasil vão ser vendidos exclusivamente no país. É uma fábrica verde-amarela.

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Como vão fazer um veículo BMW com as exigências nacionais?

Piñeiro – A garantia e a qualidade dos BMWs fabricados no Brasil serão as mesmas de qualquer outra fábrica do mundo. Nós temos engenheiros alemães que vão garantir isso.