Celebra-se hoje o Dia do Jornalista. A data é uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos em 1830. Por causa disso, a data também foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, pelo catarinense Gustavo de Lacerda. O momento é oportuno para múltiplas reflexões, sobretudo para melhor compreender a importância do trabalho do jornalista no contexto do Estado de Direito, como sustentáculo da democracia. Principalmente porque vivenciamos profundas transformações no mundo contemporâneo. Entre elas, a velocidade com que circula a informação, com advento da internet, que impõe atentar para a necessidade de se preservar a qualidade da informação.

Continua depois da publicidade

Num mundo marcado pela hiper concorrência de notícias, nem sempre sair na frente é sinônimo de sucesso. O diferencial continua sendo a prática do bom jornalismo, exercido com ética, transparência, imparcialidade, com respeito ao pluralismo de ideias e opiniões. Essa é a chave para aqueles que almejam construir o maior patrimônio de um jornalista e mesmo de um veículo: a credibilidade.

Para tanto, há que se oferecer aos jornalistas oportunidades de aprimoramento profissional. Neste sentido, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista tem envidado todos os esforços, estabelecendo parcerias com as mais diversas instituições, contribuindopara o fortalecimento e valorização da classe.

Nesta data especial, a ACI congratula-se com os jornalistas de Santa Catarina, oportunidade em que manifesta admiração pelo valoroso trabalho destes profissionais. E reafirma seu compromisso com a defesa das prerrogativas inerentes à profissão, notadamente a liberdade de expressão, indispensável para o bom cumprimento do seu mister.

Continua depois da publicidade