“A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) promoveu no ano passado um encontro com o empresário Luiz Seabra, fundador da Natura Cosméticos. A intenção foi destacar entre os executivos catarinenses um exemplo de empresa que se notabiliza por ações que podem ser consideradas benchmarking quando o assunto é sustentabilidade. Ao colocar a preocupação ambiental como pilar para a inovação e a geração de novos negócios, a Natura conquistou reconhecimento internacional.
Continua depois da publicidade
O exemplo ganha relevo ao termos em mente que o perfil dos consumidores está mudando. A qualidade e o preço dos produtos seguem importantes na disputa pelo mercado. Mas em tempos de competitividade extrema, a semelhança entre os produtos é grande e torna cada vez mais difícil conquistar esses diferenciais. Cresce em importância a reputação das empresas.
A sustentabilidade ambiental é apenas uma das facetas desse movimento. Também pode ser importante para as organizações a adoção de medidas que promovam a inclusão social, a participação no desenvolvimento das comunidades às quais estão integradas, entre outras iniciativas. O esforço para tornar-se uma organização com esse perfil por certo é recompensador pelo reflexo positivo sobre a marca.
A ADVB/SC existe para estimular que as empresas adotem medidas que tornem suas marcas mais fortes. Aqui no Estado, ações desenvolvidas por empresas e instituições, além dos resultados positivos que geram, ganham também incentivo por meio do Prêmio Empresa Cidadã, que está com inscrições abertas até 1º de julho. A intenção é reconhecer os melhores trabalhos e resultados em Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural.“
Continua depois da publicidade