O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, viajará na próxima segunda-feira à Cidade do México para assistir à homenagem ao finado prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, informou nesta sexta-feira o embaixador colombiano, José Gabriel Ortiz.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Morre o escritor Gabriel García Márquez

As mensagens de despedida a Gabriel García Márquez

Adaptações da obra de García Márquez para o cinema não ficaram à altura dos clássicos

Continua depois da publicidade

– O presidente Santos chega na segunda-feira, às duas da tarde – disse o diplomata à imprensa diante da casa de García Márquez na capital mexicana.

Assim que chegar ao México, Santos visitará a casa do escritor para cumprimentar sua viúva, Mercedes Barcha, antes de seguir para o Palácio de Bellas Artes, onde Garcia Márquez será homenageado, explicou Ortiz.

Durante a cerimônia, Santos formará a guarda de honra junto ao presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, assinalou Ortiz.

– Será uma coisa simples, mas muito bonita, e penso, muito merecida para Gabo – destacou o diplomata sobre a homenagem.

Continua depois da publicidade

O corpo do Nobel de Literatura, falecido aos 87 anos após uma longa batalha contra um câncer linfático, será cremado em uma cerimônia privada.

Ortiz explicou que na segunda-feira levará as cinzas ao Bellas Artes junto com o presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México (Conaculta), Rafael Tovar. Os dois funcionários formarão a primeira guarda de honra da cerimônia.

Confira fotos da trajetória do escritor: