O presidente colombiano, Iván Duque, propôs nesta sexta-feira a prisão perpétua para os estupradores e assassinos de menores de idade, após o cruel assassinato de uma menina e o sequestro do filho de cinco anos de um prefeito.
Continua depois da publicidade
Duque se solidarizou com as famílias das vítimas, ao final de uma reunião no departamento de Caquetá (sul).
“Eu disse que o debate sobre a prisão perpétua de estupradores e assassinos de menores deve ser aberto e espero participar ativamente desse debate para que a Colômbia possa aplicar essa medida”, declarou Duque.
Os dois casos de abuso infantil provocaram uma onda de indignação. Na segunda-feira, uma menina de nove anos de idade, Genesis Rúa, foi assassinada e seu corpo foi encontrado incinerado em uma fogueira no norte da Colômbia. Na quarta-feira, Cristo José Contreras, de cinco anos de idade, foi sequestrado perto da fronteira venezuelana.
Continua depois da publicidade
“Eu repudio que neste país haja mentes assim (…) esses criminosos devem ter uma sanção exemplar e por isso eu disse publicamente que todos os crimes como abuso, estupro, assassinato e sequestro de menores devem ter uma sentença de prisão perpétua”.
O governo planeja levar adiante a proposta por meio de um projeto de reforma constitucional que será submetido à discussão no Congresso.
* AFP