O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, voltará ao país neste sábado, após passar mais de 100 dias em Londres, onde foi tratado de uma doença não detalhada, informou o seu gabinete.
Continua depois da publicidade
O chefe de Estado, de 74 anos, foi levado para a capital britânica em 7 de maio e a sua ausência prolongada causou tensões no país, onde cada vez mais vozes pediam o seu retorno ou a renúncia ao cargo.
De acordo com um comunicado da Presidência, Buhari “voltará ao país mais tarde durante o dia, após receber atendimento médico em Londres”.
O presidente fará um discurso que será exibido em rede nacional na segunda-feira pela manhã, acrescenta o texto.
Continua depois da publicidade
Desde junho de 2016, quando Buhari viajou para Londres por razões médicas pela primeira vez para tratar uma infecção no ouvido, segundo os seus assistentes, os boatos sobre o seu estado de saúde aumentaram.
Em janeiro e fevereiro deste ano ele passou quase dois meses em Londres e em seu retorno, no início de março, afirmou que “nunca havia estado tão doente”.
A saúde dos líderes nigerianos se tornou um assunto delicado desde que o ex-presidente Umaru Musa Yar’Adua faleceu em 2010, estando no cargo, após vários meses de tratamento no exterior.
Continua depois da publicidade
Desde 7 de agosto, foram feitas várias manifestações – algumas com casos isolados de violência – em Abuja pedindo que o presidente voltasse ao país ou deixasse o posto.
* AFP