O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, confirmou que seu gabinete recebeu dinheiro da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) nos últimos 10 anos.
Continua depois da publicidade
No entanto, afirmou que os pagamentos, realizados mensalmente, eram de “pequeno valor”.
Karzai agradeceu à CIA pelo que, segundo ele, foi um dinheiro bem gasto, após o The New York Times informar no domingo que o gabinete do presidente afegão recebeu dezenas de milhares de dólares em dinheiro da agência em troca de maior influência no país.
“Sim, o CNS recebeu dinheiro da CIA nos últimos dez anos. A soma não era muito grande, era pequena”, disse Karzai em um comunicado, referindo-se ao Conselho Nacional de Segurança, que faz parte de seu gabinete.
O presidente afirmou que os pagamentos foram destinados a “boas causas” no Afeganistão, onde a corrupção endêmica derrubou os esforços para instaurar um Estado estável, mais de 11 anos após a invasão pelos Estados Unidos para combater os talibãs.
Continua depois da publicidade
O jornal americano, que citou funcionários não identificados, indicou que o dinheiro da CIA aumentou a corrupção e financiou a guerra, enquanto os Estados Unidos tentam apaziguar o Afeganistão antes que suas tropas desocupem o país no próximo ano.
– A maior fonte de corrupção no Afeganistão foram os Estados Unidos – disse um funcionário americano, citado pelo jornal.
Khalil Roman, que trabalhou como subchefe do gabinete de Karzai de 2002 a 2005, declarou ao Times que o dinheiro – que às vezes chegava ao gabinete presidencial em sacolas plásticas de supermercado – era chamado de “dinheiro fantasma”.
– Chegava em segredo e ia embora em segredo – explicou.