Entre a felicidade dos reeleitos e a tristeza dos que não voltam para um próxima mandato, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) completa uma semana de retorno aos trabalhos, após o fim do primeiro turno das eleições.

Continua depois da publicidade

Este ano, um cronograma foi definido devido ao período eleitoral: os trabalhos ficaram suspensos durante um mês. Em meados de setembro, a Alesc retomou as sessões e as comissões durante uma semana, para depois fazer novo recesso. No último dia 9, os deputados voltaram aos trabalhos.

Alguns projetos devem ser analisados até o fim do ano, como o que trata sobre a integração no transporte coletivo da Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), além da medida provisória sobre a suspensão do repasse do Executivo estadual para o SC Saúde, o plano de saúde que atende os servidores públicos em Santa Catarina.

Outra deliberação importante é a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA). No que depender das matérias mais importantes, a Presidência da Casa acredita que, a partir do segundo turno das eleições, haverá uma “dedicação total” dos parlamentares para ainda este ano.

— Eu quero crer que, dos projetos mais importantes, isso (de ficar para 2019) não vai acontecer — diz o presidente da Alesc, deputado estadual Silvio Dreveck (PP), que não conseguiu a reeleição à Assembleia.

Continua depois da publicidade