O conceito deste destino turístico é, sem dúvida, ser feliz em meio à natureza, de forma simples. Todas as praias do entorno do Farol têm boas condições para o surfe, por isso é comum ver muitas pranchas na água ou circulando pelas ruelas, antes de ganharem o mar.
Continua depois da publicidade
A Prainha, onde fica localizado o Farol, é o balneário que concentra os serviços da região. Grande parte dos mercadinhos, lanchonetes e restaurantes de frutos do mar fica por ali. O local é repleto de pousadas e casas para aluguel. São poucas as opções de hotel. Muitas famílias frequentam este pequeno balneário. É o caso de Jean Fagundes de Souza, 40 anos, que trouxe os filhos e a esposa do Rio Grande do Sul para aproveitar 10 dias de férias à beira-mar.
– Viemos na primeira vez por indicação de amigos da minha mulher. É muito bom, bem bonito – contou Jean, antes de retomar a partida de frescobol com Augusto, o filho de nove anos.
Continua depois da publicidade
Os turistas gaúchos Jean e o filho Augusto escolheram o Farol para curtir as férias
Alta potência
Localizado no cabo de mesmo nome, o Farol de Santa Marta serve como guia para os navios que se aproximam da região. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance – 85 quilômetros. Foi projetado por franceses e inaugurado em 11 de junho de 1891. A Marinha do Brasil é responsável pela administração. Dá para conhecer o farol por dentro e subir os 150 degraus que levam ao topo. Basta agendar a visita pelo telefone (48) 3644-0196.
A entrada no entorno é liberada de dia, mas fechada à noite. A dica é chegar ao fim da tarde e observar o pôr do sol, com todas as cores do início da noite. Se faz seu estilo, é uma cena que merece aplausos.
Sambaqui
Praia do Cardoso fica ao lado direito da Prainha. Para circular entre uma e outra é preciso caminhar ou dirigir por uma estrada de chão batido. A beleza é impressionante. O balneário tem dois sambaquis (sítios arqueológicos). O primeiro conjunto de pedras fica no lado esquerdo da praia. Dá para acessar fazendo uma pequena trilha, onde a areia se mistura com milhares de conchinhas brancas. Do alto, enxerga-se a Prainha e a própria Praia do Cardoso em toda a sua extensão, além do Farol de Santa Marta, que se destaca em meio a todo o cenário natural. É, sem dúvida, uma ótima paisagem para garantir belas fotos.
Continua depois da publicidade
O outro sambaqui fica no lado oposto. Com o carro, dá para chegar bem perto. Depois é só andar cuidadosamente pela areia e pelas pedras e observar o espetáculo que é o encontro da força das águas do mar com as rochas.
Ajuda de botos
Depois de curtir o Farol e fazer a travessia de volta, não deixe de visitar os Molhes da Barra, que ficam na ponta direita da Praia do Mar Grosso. A pesca no local é feita com ajuda de botos. Sim, você não leu errado: os animais auxiliam os pescadores a encherem suas redes. Uma cena que merece foto, vídeo e um lugar cativo na memória.
Prepare-se
? Não há opções de aluguel de cadeiras na praia.
? Não tem banheiros químicos. A dica é negociar nos estabelecimentos para usar o toalete.
? O banco mais próximo fica em Laguna. Vá preparado, já que nem todos os comércios aceitam cartão de débito ou crédito.
Continua depois da publicidade
? Calibre os pneus e se prepare para dirigir com cuidado. A maioria das estradas é de terra e com muitos buracos.
Como chegar
Partindo de Laguna pela BR- 101, passe pelo Centro Histórico e siga as placas que indicam a balsa. A travessia pelo canal da Lagoa de Santo Antônio leva cinco minutos em dia de tempo bom. Custa R$ 9 para carros e é gratuita para pedestres. Funciona 24 horas. Ir de carro é a melhor alternativa, pois são cerca de 15 quilômetros de estrada de chão até o Farol de Santa Marta.