O presidente Jair Bolsonaro já recebeu mais de 7,5 mil presentes desde o início do mandato, em janeiro de 2019, segundo dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Entre os itens inusitados estão uma maquete do templo Taj Mahal, avaliada em R$ 60 mil, e 185 máscas de proteção.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O site do Governo Federal apresenta alguns dos itens oferecidos por chefes de Estado do mundo todo que são guardados pelo Planalto. Além dos presentes oficiais, o levantamento mostra os “mimos” que o presidente recebeu de cidadãos comuns, como uma estátua de madeira de 200 kg, que reproduz sua imagem e virou meme na internet.
Veja alguns presentes que Bolsonaro ganhou
Objetos recebidos de troca de presentes entre chefes de Estado e de governo são considerados patrimônio da União. A maquete do Taj Mahal, por exemplo, foi dada pelo presidente da Índia, Ram Nath Kovind, durante uma viagem oficial a Nova Delhi, em 25 de janeiro de 2020.
“Ao fim da gestão, cabe à Presidência providenciar a mudança do ex-presidente e o envio do acervo. Neste caso, o ex-mandatário passa a ser o responsável pelo acervo e a ter a obrigação de preservá-lo”, afirma o site do Planalto.
Continua depois da publicidade
Os dados divulgados são de itens recebidos por Bolsonaro até junho de 2021. Em média, o presidente recebeu mais de oito presentes por dia. Entre eles estão uma panela elétrica, um massageador para os pés, 83 bíblias e mais de 70 gravatas.
Mesmo desestimulando medidas de combate à Covid-19, o presidente foi presenteado com 185 máscaras de proteção e um frasco de álcool em gel.
A lista mais ampla mostra que Bolsonaro ganhou o livro “Renda de Cidadania”, de Suplicy. Em dezembro de 2020, como mostrou a coluna Mônica Bergamo, o vereador petista mandou o livro sobre a importância de instituir uma renda básica universal ao presidente e ao ministro Paulo Guedes (Economia).
*Com informações de Mariana Holanda e Mateus Vargas, da Folhapress
Leia também
Presidente da Anvisa reage a críticas de Bolsonaro e cobra retratação
Camarão mal mastigado provocou internação de Bolsonaro e saída às pressas de SC