As águas de Florianópolis serão local de encontro das futuras e das consagradas gerações da vela brasileira a partir desta quinta-feira. Dois eventos do calendário nacional do esporte ocorrem na Ilha de Santa Catarina até o dia 24 deste mês. O primeiro deles será o Sul-Brasileiro de Optimist, campeonato que reúne cerca de 120 promessas do esporte com idade até 15 anos entre amanhã e domingo. Logo na sequência, na segunda-feira, começa a Copa Brasil de Vela, principal competição do calendário nacional e que serve como seletiva pan-americana e formação da equipe olímpica para a temporada 2019.

Continua depois da publicidade

Para se preparar para as regatas, que ocorrem em Jurerê, os atletas já treinam nas raias da baía, onde devem se reunir 300 atletas em 80 barcos nos 10 dias de provas. O velejador José Irineu da Silva, de 16 anos, sempre teve contato com a água graças aos avós pescadores. Mas a vela só apareceu na vida do manezinho aos nove anos, através de um projeto social do Iate Clube de Santa Catarina. Agora pela primeira vez irá participar da Copa Brasil e os aprendizados na água foram intensificados antes das provas.

– Estou muito empolgado. Eu estou aproveitando que os atletas mais experientes estão aqui para treinar com eles. E eles me dão algumas dicas – diz o competidor na classe Laser.

Um desses atletas é Bruno Fontes. Atual campeão da Copa Brasil na classe Laser e com três Olimpíadas no currículo, uma como treinador, o catarinense se mostra empolgado com a competição:

– Estou confiante e eu me sinto bem aqui, porque estou em casa. É um evento único, porque vai ter grandes nomes, como Scheidt, e também a criançada, então vai ser uma mistura bacana.

Continua depois da publicidade

Apesar de ainda não ser presença confirmada, o bicampeão olímpico Robert Scheidt já gera expectativa entre as promessas do esporte. Um deles é Miguel Machado, de 12 anos, que veio de Vitória para competir no Sul-Brasileiro de Optimist em Florianópolis. O jovem velejador diz que admira Scheidt, mas que não pediria para tirar fotos com o ídolo nem nada do tipo.

– Só queria trocar uma ideia mesmo, não de técnica, mas do que ele pensa – imagina Miguel.

Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 15 a 18 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê, com entrada aberta ao público

Horários: a partir do meio-dia

Classes em disputa: Optimist

Quem participa: cerca de 120 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, que são os velejadores de base vindos de diversos Estados do país e também da Argentina. O Optmist, pequeno veleiro, é considerado a porta de entrada para os atletas da vela

Copa Brasil de Vela

Data: 19 a 24 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê, com entrada aberta ao público

Horários: a partir do meio-dia

Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

Quem participa: cerca de 160 atletas, sendo que a competição define a seleção olímpica para 2019 e aponta os classificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru

Continua depois da publicidade