A manutenção na Série B do Campeonato Brasileiro é considerada uma conquista do Figueirense em 2019 por contra da temporada marcada pelos problemas extracampo. Com o final da competição, os profissionais do clube buscam palavras para descrever as situações vividas. O preparador físico Norberto Cabral afirma que o clube caiu e subiu no mesmo ano.

Continua depois da publicidade

— Nós sabemos que foi muito mais do que uma permanência. Este ano foi um acesso. Nós estávamos na Série C e conseguimos um acesso para a Série B no mesmo ano. Esperamos que o Figueirense consiga se reestruturar, mostrar novamente aquilo que o clube é. Sabemos a força que o Figueirense e sua torcida têm — comentou Cabral, em entrevista à Radio Figueira.

O Figueirense construiu uma campanha de recuperação após quase um mês na lanterna e 15 rodadas na zona de rebaixamento. O time emendou uma sequência de 12 jogos de invencibilidade a partir da derrota para o Oeste, por 2×1, no Orlando Scarpelli, em partida válida pela 26ª rodada. No mês de agosto, a equipe havia se recusado a entrar em campo diante do Cuiabá por protesto contra a empresa Elephant.

— Teve momentos que balançaram bastante a gente. O grupo soube ter força mental para reagir. Eu falo em casa que não consigo explicar para a família o que estávamos vivendo. Tudo que as pessoas pensam que aconteceu aqui, pode multiplicar por 10, que foi muito forte. Isso exigiu uma situação extrema, que foi o WO. Acho que se naquele dia não tivéssemos parado, não chegaríamos com vida ao final do ano — analisa o preparador físico do Figueirense.

Norberto Cabral em atividade no Estádio Orlando Scarpelli
Norberto Cabral em atividade no Estádio Orlando Scarpelli (Foto: Matheus Dias/Figueirense FC)

Com o final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Figueirense inicia o planejamento para a próxima temporada. Uma reunião entre o presidente Francisco de Assis Filho e o técnico Pintado nesta quarta-feira (4) deve definir a situação da comissão técnica. O Alvinegro deve iniciar a pré-temporada em 02/01/2020.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias e opiniões sobre o Figueirense no NSC Total