– Que responsabilidade!

Foi dessa forma que a professora joinvilense Paula Aparecida Sestari, escolhida a educadora do ano pelos jurados do Prêmio Educador Nota 10, segunda-feira à noite, em São Paulo, resumiu a tarefa de representar os professores da cidade. O reconhecimento do trabalho de Paula e de Ângela Maria Vieira, finalista do prêmio, é a mais recente conquista da educação de Joinville, que teve um ano para lá de vitorioso.

Continua depois da publicidade

Na mesma noite, enquanto as duas professoras eram reconhecidas no principal prêmio de educação do País, promovido pela Fundação Victor Civita em parceria com a Abril, a Globo e a Fundação Roberto Marinho, outras duas escolas da cidade – Adolpho Bartsch e Governador Pedro Ivo Campos – recebiam o Prêmio Educador Elpídio Barbosa, do Conselho Estadual de Educação (CEE), em Florianópolis. As duas alcançaram a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Santa Catarina.

Aliás, as melhores notas do Ideb no Estado foram conquistadas pelas escolas de Joinville em 2014.

Continua depois da publicidade

– É um ano de ouro para a educação de Joinville, e toda a equipe de gestão, de professores, está de parabéns – afirmou o secretário de Educação, Roque Mattei, minutos antes de receber as duas professoras no Aeroporto de Joinville.

Ainda cansadas pela viagem, Paula, que é professora de educação infantil, e Ângela, professora de história, exibiam com orgulho as placas comemorativas com suas fotos. O material foi usado na noite anterior, quando elas apresentaram seus projetos para milhares de educadores de todo o País.

– A gente tem uma responsabilidade muito grande em estar representando uma classe, uma categoria. Na minha apresentação, citei que Joinville é a cidade do educador nota 10 porque todos os anos há esse reconhecimento. E neste ano teve uma dobradinha – disse Ângela, lembrando que professores da cidade também foram premiados como educadores nota dez em 2009, 2011, 2012 e 2013.

Continua depois da publicidade

Professora será homenageada nesta quarta

Pela primeira vez na história do prêmio, duas professoras de uma mesma cidade conquistaram o troféu Educador Nota 10.

– É algo muito importante para a nossa classe. Eu, enquanto professora de educação infantil, ainda mais, diante das minhas colegas, diante de todos os professores que trabalham em CEIs e desenvolvem um trabalho de excelência em Joinville – ressaltou a professora Paula Sestari, que recebeu R$ 15 mil e um tablet pela conquista.

A escola onde o projeto foi desenvolvido receberá um vale-presente no valor de R$ 5 mil. Paula também poderá viajar aos Estados Unidos e qualquer Estado brasileiro, onde terá a oportunidade de apresentar o projeto vencedor e trocar experiências com outros professores.

Continua depois da publicidade

No CEI Odorico Fortunato, no bairro Aventureiro, professores, servidores e alunos esperam ansiosos pela presença da professora Paula na manhã de hoje. Um café da manhã será servido e uma homenagem será feita à professora que levou o nome do bairro e da escola para o País.

– O que os alunos queriam era o troféu. Estou levando dois. A alegria deles vai ser geral. Com certeza, as crianças vão adorar. Estou com muita saudade deles – disse Paula.