Aprendizagem contribui para a capacitação profissional e para a formação de cidadãos. Foto: Edson Junkes.
Continua depois da publicidade
Indústrias catarinenses que contratam jovens aprendizes do SENAI poderão concorrer ao Prêmio Aprendizagem Cidadã, lançado pelo Sistema FIESC nesta sexta-feira, dia 18, e que vai reconhecer as empresas que adotam as melhores práticas na contratação de aprendizes. “O prêmio será um reconhecimento às organizações que cumprem um papel social de apoiar a capacitação profissional e a formação de cidadãos”, afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte.
Os critérios de avaliação compreendem ações voltadas para desenvolvimento da cidadania, número de adolescentes e jovens contratados como aprendizes, histórico de efetivação de aprendizes, cumprimento das normas e legislação e benefícios adicionais oferecidos. As empresas concorrerão em duas categorias – médio porte, de 100 a 500 empregados, e grande porte, acima de 500 empregados. As inscrições dos cases podem ser feitas entre os dias 2 de julho a 14 de setembro, por meio do portal do SENAI/SC (www.sc.senai.br), onde também constam regulamento e formulário de inscrição, que deve ser encaminhado juntamente com o projeto e um resumo, de três páginas.
A avaliação será feita em duas etapas. A primeira, entre 14 e 28 de setembro, consiste na análise da conformidade da empresa com os requisitos do prêmio, com base no projeto escrito, e determinará as três finalistas em cada categoria. A segunda etapa será realizada no dia 26 de outubro, quando as seis finalistas farão apresentação presencial dos projetos à comissão examinadora. A premiação será realizada na reunião da diretoria da FIESC do mesmo dia.
O SENAI possui atualmente 10,6 mil matrículas em cursos de aprendizagem industrial, mas tem estimativa de chegar a 11 mil até o final do ano, o que representa um crescimento de 150% em relação ao registrado em 2008. “A aprendizagem se caracteriza como uma oportunidade para que as empresas antecipem a atração e retenção de talentos”, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. “Além disso, as organizações podem desde cedo disseminar sua cultura organizacional entre os jovens profissionais”, observa.
Continua depois da publicidade