Estudantes, professores e educadores têm até esta sexta-feira para se inscrever no 3º Prêmio RBS de Educação. O concurso irá premiar projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que promovam, de forma criativa e inovadora, a mediação entre leitores e texto. Projetos com diferentes abordagens e plataformas podem participar.

Continua depois da publicidade

Game desafia alunos de escolas públicas.

A premiação de 2015 terá as categorias Escola Pública e Escola Privada, voltadas para educadores, e a Jovens Protagonistas, destinada a estudantes da Educação Básica. Apesar de ser voltada à leitura, a premiação é aberta a projetos de todas as disciplinas, como matemática, química e física, desde que as iniciativas tenham como foco o texto.

“Os professores precisam fazer curso de empatia”, diz Ronaldo Mota.

Continua depois da publicidade

Para uma turma de alunos da Escola Municipal Professora Ana Iris do Amaral, em Porto Alegre, toda terça-feira é dia de viajar pelas memórias. Desde o início do ano, os 26 alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental interrompem a rotina para recordar, por meio da literatura, as histórias que mais marcaram seus poucos anos de vida. Essa é a proposta do projeto Lembranças de Criança: Memória Literária, um dos inscritos na categoria Escola Pública. Elaborada pela professora Ana Cristina Motta da Silva, a iniciativa busca aproximar alunos e literatura:

– Trabalhamos com eles sobre o que é a memória, o que são as lembranças e, a partir daí, começamos a desenvolver atividades relacionadas às recordações deles. Toda semana, um aluno é sorteado para contar a história que o marcou.

Professores terão formação mais longa.

Para contar a história, o aluno veste a capa do Era uma Vez, uma espécie de figurino que transforma o próprio narrador em personagem. Depois, há atividades relacionadas à trama.

Continua depois da publicidade

– O aluno que conta a história se transforma em uma referência de leitor para os demais, estimulando os colegas a ler a obra – conta Ana Cristina.

Interessados em concorrer à premiação devem se inscrever exclusivamente pelo site premiorbsdeeducacao.com.br

Cronograma

Inscrições: até sexta-feira, 17 de julho

Envio do relato: até 12/8

Divulgação dos finalistas: 4/9

Júri popular: 5/11 a 28/11

Premiação: 28/11

Prêmio pontua em game

-Neste ano, o Prêmio RBS de Educação está vinculado ao game Logus, voltado para escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

-Equipes inscritas no jogo podem acumular até mil Logus.

-É possível pontuar concluindo o curso online de mediação de leitura, enviando relato para concorrer à premiação e vencendo o júri popular, que ocorre de 5 a 11 de novembro.

Pontuação em Logus

-Curso online: 50 Logus

-Envio de relato: até 200 Logus (cada integrante que concluir o curso ganha 10 Logus)

-Vencer júri popular: 750 Logus