* Repórter viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro
A noite de ontem consagrou o estado de Santa Catarina como potência do paradesporto. Das 22 modalidades contempladas pelo Prêmio Paralímpicos, honraria do Comitê Paralímpico Brasileiro, cinco foram vencidas por atletas que nasceram ou treinam em território catarinense.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias sobre Esportes
Continua depois da publicidade
Destaque para a criciumense Bruna Costa Alexandre, que, além de ser homenageada no tênis de mesa pelo terceiro ano consecutivo, concorreu ao principal prêmio da cerimônia: o de melhor atleta do ano feminino.
– Não esperava a indicação, há grandes atletas em todas as modalidades, campeãs mundiais, paralímpicas. Só de estar entre elas já fico muito feliz – comemorou a mesatenista de 19 anos, que treina também com a seleção olímpica. Na votação do público, Bruninha, como é carinhosamente apelidada, ficou atrás apenas da pentacampeã paralímpica no atletismo Terezinha Guilhermina.
Quem também subiu ao palco representando Santa Catarina foi a remadora Josiane Lima, de Florianópolis. Aos 39 anos, Josi reviveu um pouco da emoção de cinco anos atrás, quando ficou com a principal honraria da noite.
Continua depois da publicidade
– Uma coisa é você ganhar uma medalha lá fora e ninguém ficar sabendo por aqui. Quando você volta e é recebido pela presidente Dilma Roussef, como aconteceu comigo, ou ganha um prêmio como este, é um verdadeiro reconhecimento. É o que me mantém motivada para continuar – afirmou a medalhista de bronze no Mundial de 2014, que treina para chegar a sua terceira Paralimpíada.
Confira a lista completa dos vencedores de SC:
Ciclismo – Soelito Gohr, Brusque
Principais conquistas em 2014: ouro na prova de scratch no Campeonato Mundial de Pista em Aguas Calientes/MEX; prata na prova de Estrada na Copa do Mundo em Segóvia/ESP; ouro na prova de estrada das três etapas da Copa Brasil; prata na prova de contra-relógio das três etapas da Copa Brasil.
Remo – Josiane Dias de Lima, Florianópolis
Principais conquistas em 2014: 1° Lugar- Crash – B, 6° lugar na Copa do Mundo 2X TA, 3° lugar Campeonato Mundial 2X TA, 3° lugar Regata Gavirate 2X LTA, 7° lugar Regata Gavirate 2X TA.
Continua depois da publicidade
Tênis de Mesa – Bruna Costa Alexandre, Criciúma
Principais conquistas em 2014: bronze individual e por equipe no Mundial de Pequim/CHI; ouro individual e prata por equipe no Open da Eslovênia; ouro no Campeonato Brasileiro em Fortaleza/BRA; prata individual no Campeonato Olímpico Brasileiro em Fortaleza/BRA; ouro em equipe e bronze na dupla no Pan-Americano do México.
Triatlo – Jorge Camargo Fonseca, Rio Negrinho
Principais conquistas em 2014: vice-campeão Pan-Americano em Dallas/EUA; 4º na Grande Final do Campeonato Mundial no Canadá; campeão da Etapa Manaus do Campeonato Mundial.
Vela adaptada – Mario Czascke, Florianópolis
Principais conquistas em 2014: Campeão Brasileiro da Classe 2.4mR.