O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, casou nesta sexta-feira com seu parceiro, tornando-se o primeiro líder da União Europeia (UE) a se unir legalmente com uma pessoa do mesmo sexo. O premiê, de 42 anos, havia anunciado em agosto de 2014 a intenção de se casar com Gauthier Destenay, um arquiteto belga com quem estava unido por contrato de união civil desde 2010.

Continua depois da publicidade

“Não sou homofóbico nem gordofóbico”, diz Bolsonaro

– Me pediu e eu disse que sim – declarou ao jornal Los Angeles Times.

A cerimônia civil ocorreu às 16h locais (11h de Brasília) na prefeitura da capital de Luxemburgo e foi presidida por Lydie Polfer, prefeita da capital do Grão-Ducado e madrinha política de Xavier Bettel. O primeiro-ministro, vestido com um terno azul marinho, e seu companheiro, de cinza escuro, trocaram as alianças, aplaudidos por uma centena de pessoas.

Continua depois da publicidade

Saiba o que defendem os principais partidos de extrema direita da Europa

– Obrigado a todos os luxemburgueses – disse Bettel depois de receber junto ao marido uma chuva de arroz.

Mensagem contra a homofobia

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, que estava entre os convidados, disse que assistiu ao casamento de um colega, acrescentando que era um grande momento para Bettel.

Torcida organizada do Corinthians é condenada por homofobia

– Luxemburgo está passando a imagem de um país avançado em temas sociais. É uma mensagem enviada num momento em que a homofobia aumenta na Europa – acrescentou outro amigo do casal, o jornalista franco-luxemburguês Stéphane Bern.

Continua depois da publicidade

O casamento homossexual foi aprovado pelo Parlamento de Luxemburgo em junho de 2014 e o primeiro casamento ocorreu em 1º de janeiro de 2015. Embora o casal quisesse ser discreto, o casamento do jovem primeiro-ministro é considerado uma “mensagem bonita, um sinal” da evolução da sociedade de Luxemburgo, um país católico, comentou Bernard Baumgarten, diretor do centro de criação coreográfica de Luxemburgo à RTBF, a televisão pública belga.

Paulo Betti diz que foi vítima de homofobia na época de Império

Bettel foi nomeado chefe de Governo no fim de 2013, após 18 anos de “reinado” de Jean-Claude Juncker, líder do partido social-cristão, no poder de forma quase ininterrupta desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O primeiro-ministro governa em aliança com outros dois partidos laicos, os socialistas e os verdes. Xavier Bettel é o primeiro chefe de Governo homossexual que se casa na UE, mas não na Europa.

A primeira-ministra islandesa Johanna Sigurdardottir, no poder desde 2009, se casou com sua esposa em 2010, mas a Islândia não integra a UE. A cerimônia desta sexta-feira será seguida por celebrações privadas ao longo do fim de semana para cerca de 500 convidados. O casal adiou sua lua-de-mel por causa da agenda política agitada de Bettel, que inclui Luxemburgo assumir a presidência rotativa da UE no dia 1º de julho.

Continua depois da publicidade

* AFP