Grande vencedor do Festival de Brasília de 2010, O Céu sobre os Ombros estreia nesta sexta-feira em Porto Alegre. O filme do mineiro Sérgio Borges chegou a ser exibido na Capital na última edição do CineEsquemaNovo. É um dos mais destacados documentários produzidos no país nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

A trama acompanha o cotidiano de três personagens excêntricos em Belo Horizonte: a transexual Everlyn, que faz programas, cursa mestrado, lê Foucault e dá aulas sobre sexualidade; o hare krishna Murari, ex-pichador que se tornou monge e que também integra a torcida organizada Galoucura, do Atlético Mineiro; e o escritor maldito Lwei, que trabalha simultaneamente em vários livros sem chegar ao final de nenhum, tem tendências suicidas e é sustentado pela mãe e pela mulher.

Integrante do coletivo Teia, Sérgio Borges é estreante em longas-metragens. Em O Céu sobre os Ombros, mescla flagrantes da vida do trio ao mesmo tempo em que reencena, com eles, passagens significativas de suas rotinas.

Até onde vai a espontaneidade das performances de Everlyn, Murari e Lwei – O Céu sobre os Ombros encontra sua riqueza justamente nesta inquietação que propõe ao espectador. Confira o trailer abaixo e acompanhe os horários de exibição no Guia da Semana a partir desta sexta-feira. No sábado, o Segundo Caderno de ZH apresentará o filme e trará uma entrevista com Sérgio Borges.

Continua depois da publicidade