A preguiça de ir ao mercado fez o joinvilense Ricardo Dalcastagne, 33 anos, se juntar com outros dois amigos e abrir um negócio de vendas de mercadorias 100% online. Com cinco anos recém-completados desde a inauguração, o Zoffi Supermercado tem uma clientela já consolidada e a meta agora é dobrar o faturamento e expandir franquias.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A plataforma oferece desde alimentos a produtos de higiene e limpeza. Basta clicar e escolher a quantidades de itens que deseja, adicionar no carrinho e fazer o pagamento, tudo pela internet, sem sair de casa. Com compras acima de R$ 50, a entrega ainda é grátis.

— Eu sempre fui de comprar muito online. E minha mãe, toda sexta-feira, me pedia para ir ao mercado. Eu perdia um tempão no trânsito, na fila… Aí eu sempre me questiona: “por que o mercado não pode ser online?”. Dali, fui lapidando a ideia, contei para dois amigos e fomos criando novas ideias com base na ideia original e saiu o mercado como é hoje — conta Ricardo.

O negócio é administrado junto aos sócios Gustavo Dalcastagne, 29, e Fabio Fidelis, 29. O empresário conta que o supermercado conta com estoque físico, com abastecimento feito com os mesmos fornecedores de supermercados tradicionais, e conta com serviço de entregas próprio.

Continua depois da publicidade

Amigos Gustavo, Ricardo e Fabio se juntaram e criaram supermercado online há cinco anos (Foto: Arquivo pessoal)

Além dos administradores, o e-commerce conta com funcionários que fazem a separação dos pedidos, as embalagens e o delivery.

— Quando o cliente ele compra pelo site ou aplicativo tem a opção de entrega grátis. A gente não cobra entrega em nenhum bairro de Joinville, porém tem um pedido mínimo. Então, tem a opção de entrega ou opção de retirada no local. Mas a retirada do local pouca gente faz, porque como entregamos em casa acaba sendo mais cômodo.

Conforme Ricardo, são feitas, em média, de 60 a 110 entregas por dia. E, a cada 200 pedidos, um retira no local.

Perfil da clientela

O sócio-proprietário e idealizador do negócio diz que 60% do público que consome os produtos do Zoffi é de mulheres, com idade média entre 25 e 40 anos. Apesar de 100% online, Ricardo afirma que, mesmo em menor número, também há clientes de 80 anos ou mais.

Continua depois da publicidade

— Temos quem compra toda semana, todo mês. Uma coisa legal é que vendemos muito pra CNPJ, por exemplo. Temos um departamento focado nesse tipo de venda. Então, vendemos pra empresas, faturamos boleto e emitimos nota fiscal 100% com os pedidos, fechamos cotação, o que não é todo mercado que faz — destaca.

Com uma clientela fixa e uma média de mais de 3 mil clientes ativos com base em registros dos últimos três meses, a médio prazo, o Zoffi pretende dobrar o faturamento e também o número de clientes até, pelo menos, o final do ano que vem.

O foco total é no crescimento, segundo Ricardo e, para isso, o plano é acelerar o modelo de franquias. O negócio, além do e-commerce de Joinville, já possui outras quatro unidades ativas pelo Brasil (Florianópolis, Curitiba, Franca (SP) e Formosa (GO).

— A longo prazo, queremos o Zoffi por todo país — idealiza.

Compras pela internet cresceram durante a pandemia

Conforme a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), as compras e vendas pela internet se proliferaram no ramo após o início da pandemia da Covid-19, principalmente em lojas de pequeno porte. Joinville, inclusive, segundo a entidade, é a cidade catarinense que mais tem mercados de bairro.

Continua depois da publicidade

Flavio Inacio, gerente de e-commerce do Grupo Pereira, que atende varejistas de várias bandeiras, incluindo o Fort Atacadista, afirma que a marca passou a vender mercadorias pela internet há dois anos. O segmento, segundo Flavio, abrange clientes de diversos perfis — desde clientes que fazem pequenos pedidos de conveniência e compras de “rancho” até os jurídicos, como hotéis e restaurantes.

O gerente destaca que este tipo de negócio é algo consolidado e que o Fort e outros grandes do varejo e atacado vêm investindo pesado ao longo do tempo. Em breve, o objetivo é lançar um aplicativo para dar mais uma opção ao cliente. No momento, as compras são feitas diretamente pelo site.

— A ideia é que o cliente decida como comprar. Se ele vai a uma loja física será bem atendido, se ele quer comprar online, pode escolher se quer receber em casa ou retirar na loja — explica Flavio.

No Estado, o e-commerce do Fort Atacadista está presente em cinco cidades, que são Florianópolis, São José, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Leia também

Projeto quer mudar o nome da BR-101 em Santa Catarina

Ipreville recebe proposta e avalia compra de nova sede por R$ 9,5 milhões

VÍDEO: O que são os meteoros de cometa Swift-Tuttle, vistos no céu em SC

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC