As prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, trabalham no alinhamento das ações contra o coronavírus e buscam a elaboração de um decreto único com medidas de combate à doença. As regras em conjunto podem ser divulgadas ainda nesta quinta-feira (9).

Continua depois da publicidade

> Florianópolis vai prorrogar restrições em estabelecimentos e espaços públicos por conta do coronavírus

As informações foram repassadas pela prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, em entrevista na manhã desta quinta ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV.

Os prefeitos das quatro maiores cidades da Grande Florianópolis decidiram unificar as ações contra a Covid-19 em reunião nesta quarta-feira (8), diante do avanço da doença e da lotação de leitos hospitalares na região, que está com a ocupação de UTIs em nível gravíssimo, confome o mapa de risco do Governo do Estado.

As prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu também decidiram a auxiliar o Estado na contratação de novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com coronavírus.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeita Adeliana, as equipes de Vigilância de Saúde das quatro cidades vão trabalhar ao longo desta quinta para definir as ações necessárias e possíveis de serem adotadas em conjunto. Uma das medidas em discussão, além das regras de isolamento social, é em relação ao monitoramento de pacientes.

— Haverá o alinhamento entre os quatro municípios. Hoje pela manhã a partir das 9h as Vigilâncias de Saúde (…) se reunião para alinhar esses decretos. Nós estamos tentando fazer um único para que a população entenda (…) vamos fazer um alinhamento por conta da situação de risco — afirmou a prefeita de São José.

Ainda de acordo com Adeliana, a depender do andamento dos trabalhos, é possível que já haja uma definição sobre essas ações ainda nesta quinta.

> Santa Catarina tem a terceira maior taxa de contágio por coronavírus no país e curva em ascensão

Continua depois da publicidade

— Hoje (quinta) no final da tarde temos mais uma conversa rápida entre os quatro prefeitos, e se a equipe tiver trabalhado durante o dia com rapidez, são muitas coisas para serem alinhadas, a partir das 17h já teremos um decreto para informar a população — acrescentou.

A necessidade de ações coordenadas entre as maiores cidades da Grande Florianópolis passou a ser levantada com o aumento dos números do coronavírus na região nas últimas semanas.

Juntas, as quatro cidades somam 4.116 casos confirmados de Covid-19 e 44 mortes pela doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizados nesta quarta.

Florianópolis (1.856) e Palhoça (1.109) têm o maior número de casos, São José (788) e Biguaçu (363) aparecem na sequência. A Capital também lidera no número de mortes (20). São José (12), Palhoça (6) e Biguaçu (6) vêm em seguida.

Continua depois da publicidade

Por conta do avanço da Covid-19, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, chegou a voltar a fechar shoppings, galerias e academias, mas recuou da decisão dias depois. Ele justificou que a falta de unidade entre os municípios da Grande Florianópolis inviabilizava manter ações mais duras.

Naquele mesmo momento, as prefeituras de São José, Palhoça e Biguaçu também adotaram novas ações de combate à doença, mas elas foram mais brandas.

A cobrança por uma ação conjunta entre as prefeituras aumentou com a lotação dos hospitais. Na segunda-feira (6), o prefeito Gean Loureiro chegou a admitir que o sistema de saúde da cidade, que atende a toda região, estava à beira do colapso.