Uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e o governo do Estado vai possibilitar a realização de mutirão para atendimento de pacientes na ortopedia pediátrica. A partir desta semana, sete profissionais cedidos pela Secretaria da Saúde vão atender no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante, que vai ceder a estrutura para a realização de exames laboratoriais e de raio-X.
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Com os atendimentos, a Secretaria da Saúde espera reduzir à normalidade o número de pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos. Atualmente, são 1.364 pessoas na fila para a realização do atendimento pediátrico. Destes, 1.304 esperam a primeira consulta e 60 aguardam chamada para retorno.
– Nossa demanda mensal é de 460 consultas nesta especialidade, sendo 120 o primeiro atendimento e 340 retornos – informa Camila Cristina Kalef, coordenadora da área e regulação da Secretaria da Saúde.
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Na parceria, além da cessão dos médicos para a realização dos procedimentos e consultas, a Secretaria da Saúde também vai realizar os exames de alta complexidade se solicitados.
Redução das filas
Balanço divulgado pela Secretaria da Saúde registra uma média de 26.292 consultas especializadas realizadas entre janeiro e agosto de 2015. O recorde de atendimento representa um incremento de 13,6% em relação ao registrado durante todo o ano de 2014.
Para a secretária da Saúde Francieli Cristini Schultz os investimentos na ampliação da rede e a melhoria na gestão são responsáveis pela redução do número de pacientes nas filas de espera por consultas.
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– A construção e reforma de diversas unidades de saúde, a ampliação da oferta de consultas especializadas e as melhorias na gestão dos serviços prestados foram medidas que reduziram em 18,2% as filas – avaliou.
No final de 2014, a Secretaria da Saúde contabilizava 134.548 solicitações de consultas pendentes. Hoje este número caiu para 110 mil e, considerando a taxa de absenteísmo, o número de pessoas na fila cai para 95 mil.
– É o menor patamar desde 2011 – afirma Francieli.
Para o final de 2015 e início de 2016 a Saúde espera diminuir ainda mais as filas. Medidas para a redução das consultas consideradas errôneas ou redundantes como a capacitação dos profissionais da atenção básica e a implantação da regulação online devem tornar mais ágeis o processo de encaminhamento e desenvolvimento de protocolos assistenciais.
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