A ponte Tancredo Neves, interditada desde a última sexta-feira em função das chuvas que atingiram Itajaí, deve passar por uma nova avaliação nos próximos dias. A prefeitura vai contratar uma empresa especializada para avaliar os danos na estrutura. A ponte que liga os bairros São Vicente e Cordeiros cedeu 18 centímetros e foi bloqueada para veículos. Apenas pedestres, ciclistas e motociclistas têm passagem liberada pelo local.
Continua depois da publicidade
Fechamento do canal de acesso aos portos provoca prejuízo de R$ 40 milhões
A empresa contratada pelo município também deve investigar a possível motivação das rachaduras. A prefeitura acredita que o rebaixamento pode ter ocorrido em função da forte correnteza, que acumulou muitos detritos nos pilares, ou ainda pelo uso de uma retroescavadeira hidráulica na limpeza do entorno da ponte.
O laudo deve sair nesta semana, segundo a prefeitura. Enquanto isso, a Secretaria de Obras continua monitorando o local. Desde o rebaixamento na sexta-feira passada, não houve novos problemas na estrutura.
A sugestão aos motoristas é que eles usem as pontes Vilson Kleinübing e da Nova Brasília como acesso alternativo entre os dois bairros.
Continua depois da publicidade
Chuvas
A segunda-feira não registrou novos alagamentos em Itajaí. Conforme a Defesa Civil, o município permanece em estado de atenção e monitorando o nível dos rios – de 1º de setembro a 24 de outubro a cidade registrou 538,40 mm de chuvas, bem acima da média esperada para o período.
Até o início de novembro não está descartada a possibilidade de alagamentos em áreas ribeirinhas devido a influência dos picos de maré, principalmente à noite.