Ficou com saudades dos bonecos do Berbigão do Boca (BeBo) que não foram às ruas no Carnaval de Florianópolis? Pois se em 17 de fevereiro a festa não ocorreu por falta de entendimento entre prefeitura e diretoria do BeBo, agora as alegorias estarão em eventos que marcam o aniversário da cidade nesta quinta-feira, 23 de março.
Continua depois da publicidade
O pedido feito pelo secretário de Esporte e Cultura, Márcio Alves, será atendido. Os bonecos do jornalista Aldírio Simões, do músico Luiz Henrique Rosa e do folclorista Franklin Cascaes vão fazer parte do cenário das comemorações que marcam os 344 anos de Florianópolis.
— Temos muito claro o quanto o Berbigão do Boca está ligado à cultura da cidade. Não nos furtaríamos a colaborar com os festejos dessa querida Florianópolis, que ao longo de 25 anos reconhece e abraça como um verdadeiro patrimônio cultural — disse Paulo Abraham, o Boca, idealizador do BeBo.
Neste ano, o BeBo, que tradicionalmente abre o Carnaval, não participou da folia. Em nota oficial, a diretoria se queixou da falta de suporte à festa e reclamou do prefeito Gean Loureiro (PMDB) que, segundo a diretoria, não se mostrou disposto a conversar sobre a infraestrutura exigida para o evento que costumava arrastar cerca de 25 mil pessoas pelo centro histórico nos carnavais passados. O prefeito, por sua vez, disse que não havia recursos para repassar a entidades carnavalescas por causa da crise financeira do município.
Continua depois da publicidade
— O Berbigão do Boca é maior do que o sambista, do que os homens da sua diretoria, do que os políticos. Uns até viram boneco por serem nossos amigos queridos, outros entram para a história pelo que não fizeram. Mas é como canta Zeca Pagodinho: “nosso coração é nobre, foi assim que me criei… Deixa a vida me levar…” — brinca Boca.
Programação tem shows gratuitos
As comemorações dos 344 anos começaram domingo com a exposição Mulheres da Fotografia. A programação divulgada pela prefeitura inclui shows gratuitos, exposições, bolo, oficinas, inaugurações e eventos esportivos. De acordo com o município, foram feitas parcerias e usados recursos privados.
No dia do aniversário, haverá corte de bolo na Tapera e em Coqueiros e apresentações musicais e culturais no Mercado Público e na Praça da Alfândega. O destaque são os shows gratuitos da Camerata Florianópolis, do Dazaranha e do cantor Buchecha. As apresentações começam a partir das 15h no Trapiche da Avenida Beira-mar Norte.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Papo da Hora: passeio noturno conta histórias dos aniversários de Florianópolis
Veja a programação completa do 344º aniversário de Florianópolis
Programação de aniversário de Florianópolis terá show gratuito com cantor Buchecha